ÚLTIMAS NOTICIAS >>

10/recent/ticker-posts

Mato Grosso começa colheita da maior safra de soja da história do Brasil


O ano mal começou e a colheita de soja no Mato Grosso já ocorre a todo o vapor e a expectativa é de uma safra recorde nesse 2022.

A colheita iniciou-se logo após o Natal, um avanço de 20 dias em relação à colheita de 2021, quando os produtores semearam a soja mais tarde por causa de problemas climáticos.

Na safra 21/22, as lavouras de soja em Mato Grosso ocupam mais de 10.850 milhões de hectares, quase 4% a mais do que na última temporada.

Conforme expectativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), serão colhidas pouco mais de 38 milhões de toneladas da oleaginosa, alta de 5,5% em comparação ao ciclo anterior.


Dentre os obstáculos enfrentados nesse ano pelos agricultores no Centro-Norte, está o excesso de chuva e a falta de insumos.

Já na região sul, a estiagem comprometeu grande parte das plantações de soja, o que impactou diretamente nas estimativas de sofra recorde.

Um novo levantamento concluído nesta semana pela AgRural reduziu a produção estimada para o Brasil em 11,3 milhões de toneladas na comparação com a projeção de um mês atrás, para 133,4 milhões de toneladas.

O número já é menor que o recorde de 137,3 milhões de toneladas da safra passada e representa quebra de 12 milhões de toneladas em relação à produção potencial de 145,4 milhões divulgada no início de novembro. 

No próximo dia 17 de Fevereiro, ocorrerá oficialmente a abertura nacional da colheita de soja em todo o país.

O evento deve ocorrer a partir das 9h (horário de Brasília), na Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, no Piauí.


Fonte : Jornal do Caminhoneiro


Postar um comentário

0 Comentários