RACISMO : Mãe pede troca da filha de sala e alega ‘preocupação’ devido cor de pele da professora em Alto Alegre dos Parecis

Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels


Caso ocorreu em uma creche da cidade de Alto Alegre do Parecis, em Rondônia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) denunciou um caso de racismo contra uma professora negra que atua na creche Reinaldo Pereira da Cruz, na cidade de Alto Alegre do Parecis, em Rondônia.

De acordo com comunicado do movimento, a mãe da estudante solicitou transferência da criança de sala, alegando preocupação com a adaptação da filha devido ao tom de pele da professora.

Sandra é professora no maternal l , da creche Reinaldo Pereira da Cruz , localizada em Alto Alegre dos Parecis , em Rondônia. No último dia 27 de fevereiro , a mãe de uma aluna da creche , SRA BRUNA FERNANDA DE ARAÚJO CANDIDO, pediu para que sua filha fosse trocada de sala " pois esta receosa da filha nao se habituar com a professora por causa do tom de sua pele, e queria trocar sua filha de sala porque ela está muito à frente daqueles alunos burros " informa relato do Boletim de Ocorrência.

A nota do MST pede urgência de investigações por parte das autoridades policiais de Rondônia para que a dignidade da educadora seja restaurada e que a prática do racismo seja combatida com rigor conforme previsto pela lei.

O movimento também repudiou quaisquer atos racistas em ambientes públicos e de trabalho, destacando a incompatibilidade dessas atitudes com os princípios democráticos e os direitos humanos.

O caso também foi denunciado por diversas autoridades educacionais locais, que, segundo o movimento, exigem punição para o crime cometido. Segundo testemunhas, a professora vítima do racismo solicitou transferência para outra unidade escolar.

A Alma Preta procurou a Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Parecis e questionou se o caso é apurado e quais medidas foram adotadas pela gestão responsável pela creche. Até a publicação deste texto não houve resposta. O espaço segue aberto.

Fonte : Alma Preta com Partes do texto do Site MST

Um comentário:

  1. Lamento por essa criança que já esta sendo doutrinada pra ser uma futura racista esnobe. É um ciclo que precisa ser quebrado começando pelas escolas ,não considerando isso normal colocando essa cidadã no lugar dela,respeitando a diversidades raciais.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.