No primeiro ano do governo Lula, Confúcio e Lebrão foram os “mais governistas” em votações no congresso; Bagattoli e Chrisóstomo os “mais oposicionistas”


O índice é calculado a partir do alinhamento dos parlamentares com a orientação do líder do governo em suas votações


No primeiro ano do terceiro mandato do Presidente Lula (PT), a análise dos índices de governismo da Bancada Federal de Rondônia revela uma dinâmica política interessante. A influência do contexto partidário se destaca, com o MDB, partido que integra a base de apoio ao governo no Congresso Nacional, demonstrando um significativo alinhamento com as orientações do governo, refletido nos índices de governismo.

Nesse contexto, os parlamentares Confúcio Moura e Lebrão se destacam como "mais governistas" no Congresso Nacional, com índices significativos. Isso pode ser atribuído à posição do MDB como parte da base de apoio ao governo Lula, demonstrando um sólido alinhamento com as diretrizes propostas pelo Executivo federal.

Por outro lado, Jaime Bagattoli e Coronel Chrisóstomo, ambos do PL, partido de oposição ao governo Lula, apresentam índices de governismo mais baixos, refletindo uma postura de oposição ou menor concordância com as orientações do governo.

CONFIRA OS NÚMEROS:


Deputados Federais


Lebrão (União Brasil) - 83% de governismo
Lúcio Mosquini (MDB) - 79% de governismo
Thiago Flores (MDB) - 65% de governismo
Cristiane Lopes (União Brasil) - 54% de governismo
Maurício Carvalho (União Brasil) - 51% de governismo
Fernando Máximo (União Brasil) - 41% de governismo
Silvia Cristina (PL) - 35% de governismo
Coronel Chrisóstomo (PL) - 25% de governismo

Senadores


Confúcio Moura (MDB) - 90% de governismo
Marcos Rogério (PL) - 44% de governismo
Jaime Bagattoli (PL) - 43% de governismo

A avaliação desses índices foi possível graças à ferramenta "Radar do Congresso", desenvolvida pelo Congresso em Foco, um site jornalístico independente e apartidário que acompanha e analisa as votações no Legislativo federal. O índice é calculado a partir do alinhamento dos parlamentares com a orientação do líder do governo em suas votações.

Por Rondoniadinamica

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.