ÚLTIMAS NOTICIAS >>

10/recent/ticker-posts

Recuperação de nascentes em propriedades rurais do município de Cacoal é estudada pela Sedam


A visita faz parte do “Projeto de Recuperação de Nascentes”

Observando as necessidades para melhoria da qualidade da água a preservação do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoveu uma série de visitação à Nascente Municipal Modelo, para o reconhecimento da região, estudos e diagnósticos que possibilitem a elaboração do projeto de recuperação de nascentes da região.

A visita faz parte do “Projeto de Recuperação de Nascentes” que tem por objetivo estabelecer ações de restauração ambiental e conservação da biodiversidade em Rondônia.

O plano de trabalho do projeto hidroambiental trabalha na divulgação de práticas ambientais para proteção e conservação das nascentes, através da sensibilização da população a respeito da importância das nascentes, e a disponibilidade da água que elas oferecem e a importância delas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos visitou a Fazenda Montana, de propriedade de Jonas Goes e Marco Alexandre, na Linha 7, Setor Prosperidade. O primeiro ponto de parada aconteceu na nascente de Ilson Pelin, na localidade Linha 208, km 10, Sitio do  Vô. A nascente está situada em uma área privada. No mesmo terreno há outras duas nascentes, cujas águas brotam de forma difusa em uma cabeceira de drenagem.

Estou encantado com o trabalho realizado na recuperação de nascentes e cumprimento Jonas Goes, pelo exemplo e referência para os demais donos de propriedades rurais. A Sedam está empenhada em proteger os recursos hídricos do nosso Estado, e vamos trabalhar para isto”  disse o secretário Lagos.

As visitas tiveram objetivo de estudar novas técnicas para a implantação da recuperação e preservação das nascentes  e que incluam  os produtores  no processo de preservação dos recursos hídricos, proporcionando a sustentabilidade das propriedades rurais.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal, Jorge Murer, participou das visitas para conhecer o Projeto Recuperação de Nascentes “Os produtores rurais fazem corredores ecológicos, fazem plantação de matas ciliares e ajudam a conservar o meio ambiente”,  explicou.

Também estava presente às visitas, o secretário adjunto da Agricultura, Marcílio Leite.

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários