ÚLTIMAS NOTICIAS >>

10/recent/ticker-posts

Nova CNH será emitida a partir de junho; Confira as mudanças


A partir do dia 1º de junho, os condutores poderão contar com uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento passará por algumas mudanças com objetivo de seguir um padrão internacional, trazendo novas informações e novas categorias de condução.

Previamente, vale ressaltar que os motoristas não precisarão substituir o documento de imediato. O processo ocorrerá de forma gradual para a emissão de novos documentos, segunda via e renovação da CNH.

Mudanças na CNH

Dentre as mudanças no novo documento, haverá alteração das cores, que será predominantemente amarela e verde, além de trazer novas informações a fim de aproxima-la de um modelo mais internacional.

A nova CNH também terá a indicação de novas letras para as categorias e para caracterizar o documento, sendo a letra P para a Permissão para Dirigir, e a letra D, para os motoristas com o documento definitivo.

A carteira também terá a sigla BR no lugar do estado de emissão. Além disso, o documento pode ser impresso na língua portuguesa, no inglês e francês, para permitir o uso do documento pelos condutores em outros países.

Contudo, será incorporado o código internacional utilizado nos passaportes. Ele permitirá que os condutores embarquem em terminais de autoatendimento dos aeroportos apresentando apenas a CNH.

Novas categorias

Desde que as mudanças foram divulgadas, a que mais chama a atenção dos motoristas é a classificação de veículos da CNH em 14 diferentes categorias. No verso do documento haverá pequenos desenhos simbolizando os tipos de veículos que o condutor pode dirigir, as letras e a combinação seguida pelo número 1.

A intenção é que classificação tenha um padrão europeu, que há uma divisão para condutores de pessoas e de cargas. Neste sentido, a letra D será para transporte de passageiros, C para transporte de carga e E para articulados. Desta forma, quando combinados, essas letras determinam quais os tipos de veículo o motorista pode dirigir.

Fonte : alerta rondonia

Curtiu? Siga o TÁ NA MÍDIA RONDONIENSE no Facebook.

Entre no nossos Grupos do WhatsApp e receba as últimas notícias de Rondônia. ENTRAR NO GRUPO 01 / ENTRAR NO GRUPO 02

Postar um comentário

0 Comentários